Na ONU, França reconhece Estado da Palestina oficialmente

  • 24/09/2025
Na ONU, França reconhece Estado da Palestina oficialmente
Na ONU, França reconhece Estado da Palestina oficialmente (Foto: Reprodução)

Na conferência sobre a solução de “dois Estados”, realizada na sede da ONU em Nova York, na segunda-feira (22), o presidente francês Emmanuel Macron anunciou: “Hoje, a França reconhece o Estado da Palestina.”

A decisão, já sinalizada em junho, foi oficializada na “Conferência sobre a Implementação da Solução de Dois Estados e a Solução Pacífica da Questão da Palestina”, realizada na segunda-feira (22), na sede das Nações Unidas.

I declare that today, France recognizes the State of Palestine. pic.twitter.com/8kg6xukuO0

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) September 22, 2025

Elaborada pela França e pela Arábia Saudita, a “Declaração de Nova York” – documento que propõe um roteiro para a criação de um Estado palestino – foi aprovada em 12 de setembro de 2025 e recebeu o apoio de 142 Estados, entre eles o Brasil.

Condenado por Israel

A decisão foi reiterada por Macron em seu discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (23):

“Esse reconhecimento é uma forma de afirmar que o povo palestino não é um povo a mais. Pelo contrário, os palestinos são um povo – como nos ensinou Mahmoud Darwich – que nunca desiste de nada. Um povo orgulhoso de sua história, de suas raízes e de sua dignidade.”

O anúncio francês, acompanhado por outros aliados ocidentais que também reconheceram o Estado palestino, foi recebido com aplausos no plenário e condenado por Israel e por setores do governo dos EUA.

Relatos apontam que Reino Unido, Canadá e Austrália, além de Bélgica, Luxemburgo, Portugal e Malta – que já haviam sinalizado informalmente a mesma intenção – se juntaram à França.

Entre os votos contrários estavam Israel, EUA, Argentina e Hungria.

Já alguns países optaram pela abstenção, sem aderir nem manifestar apoio explícito.

“Missão de paz”

O texto da resolução condena os ataques de 7 de outubro de 2023, perpetrados pelo Hamas contra civis israelenses.

A resolução estabelece que a Autoridade Palestina assuma o governo e o controle integral de todo o território palestino, com a criação imediata de um comitê administrativo de transição assim que for alcançado um cessar-fogo em Gaza.

“O Hamas deve pôr fim ao seu domínio em Gaza e entregar as suas armas à Autoridade Palestiniana”, diz a declaração, acrescentando que deve também libertar todos os reféns.

Também prevê o envio de uma “missão internacional temporária de estabilização” para Gaza, sob mandato do Conselho de Segurança da ONU, para garantir segurança, apoio à transição administrativa e proteção da população.

Troca pública de farpas

Segundo a Reuters, nos bastidores da cúpula, Macron manteve uma reunião bilateral com o presidente dos EUA, Donald Trump, com troca pública de farpas sobre o tema.

Trump classificou reconhecimentos como “recompensa ao Hamas”, enquanto Macron sustentou que a medida não relativiza o terrorismo e visa destravar o caminho político.

Israel e seus apoiadores rejeitam a declaração, argumentando que ela enfraquece canais diplomáticos formais e pode ser vista como uma afronta ao direito de autodefesa israelense.

Diplomatas avaliam que o reconhecimento aumenta a pressão por um roteiro concreto de dois Estados, mas não substitui negociações diretas nem define, por si, fronteiras, status de Jerusalém ou segurança.

Por ser não vinculativa, a declaração não força os Estados a agir nem impõe mecanismos legais de execução.

O Conselho de Segurança da ONU, que detém poder para mandatos vinculativos (como missões de paz), pode enfrentar vetos ou bloqueios políticos por atores-chave.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/na-onu-franca-reconhece-estado-da-palestina-oficialmente.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes